O Bitcoin pode entrar na corrida ao ouro?

O mercado predominante é um campo de treino perfeito. Enquanto alguns activos estão a ser muito bem carimbados, outros não estão. Com as perspectivas económicas actuais e previsíveis bastante fracas, alguns activos macroeconómicos estão a provar o seu valor e a aderir às narrativas prevalecentes.

 Bitcoin se é que se encaixa

O ouro, o antigo porto seguro e uma vez o padrão econômico para o mundo, está certamente se comportando como muitos esperariam. Depois de atingir o seu preço mais alto em nove anos, a XAU subiu para além dos $1.900 por onça, à luz da desaceleração económica e não pretende parar tão cedo, particularmente com as pressões inflacionistas a aumentar em breve. No meio deste rally, onde se encaixa o Bitcoin Trader, se é que se encaixa?

O ouro digital, agora preso em um forte movimento lateral por quase três meses, inicialmente viu um aumento na demanda, antes de sua redução pela metade e, em seguida, entrou em colapso nos gráficos.

Entre março e início de maio, o Bitcoin subiu mais de 200 por cento de 3.800 dólares para mais de 9.000 dólares, mas desde então, tem sido negociado entre 8.800 e 10.000 dólares. O que poderia explicar esta diferença no movimento de preços para o Bitcoin e o ouro?

Primeiro que tudo, o que está a conduzir o rally do ouro? Falando à AMBCrypto, Nick da Ecoinmetrics afirmou que o rally do ouro se deve ao „medo da inflação“ e à sua „auto-realização“ da mercadoria segura, especialmente em tempos de angústia. Este ciclo pode tornar-se vicioso rapidamente,

„Portanto, é quase um reflexo que os investidores têm, quando pensam que a economia global pode ir para o sul, compram ouro“. O que está empurrando os preços para cima e cria mais FOMO“

Então, com a FOMO inundando o mercado, os receios de inflação no horizonte e os mercados tradicionais falhando, por que não houve um influxo para Bitcoin? De acordo com Nick, o „nicho de mercado do Bitcoin comparado com o ouro“ pode ser a razão para isso.

Para os investidores tradicionais, a ação „reflexa“ para uma tendência de queda na bolsa de valores é comprar ouro, esta mercadoria intacta não se transferiu sobre o criptograma, portanto, não há um rally FOMO imediato para o Bitcoin.

Olhando para o mercado de Bitcoin antes da queda dos mercados de março e mesmo quando os bancos centrais estavam bombeando liquidez para a economia, a moeda criptográfica foi tratada como um refúgio seguro.

Bitcoin estão se acumulando

Caindo durante a necessidade de acumular dinheiro e subindo quando mais fiat foi injetado, seguido de fadiga nos mercados coincidindo com a redução do bloco de Bitcoin pela metade, a moeda criptográfica estava seguindo o caminho dos ativos tradicionais de refúgio seguro, mas o suficiente para imitar o ouro.

Na verdade, a negociação apertada da Bitcoin, em vez de uma enorme subida ou descida, é indicativo de uma oferta que corresponde à procura. Ao contrário dos investidores em ouro, que estão se acumulando sem fim, empurrando o preço para cima à medida que a demanda aumenta, os investidores em Bitcoin estão se acumulando, mas a um ritmo mais lento, o que explica a negociação apertada e a falta de movimento ascendente [ou descendente]. Ele concluiu,

„O fato de que Bitcoin tem sido negociado em uma gama significa que a oferta está correspondendo à demanda no mercado. Acho que os investidores estão a acumular-se lentamente a estes níveis. Lentamente o suficiente para que o mercado possa absorver a procura sem aumentar.“

Na altura da imprensa, a Bitcoin estava a negociar a 9.595 dólares, com um volume de negociação de 24 horas de 16,2 mil milhões de dólares.